quarta-feira, 20 de maio de 2009

Incêndios Ameaçam Vinhedos Top da Califórnia



Um incêndio florestal que varre o estado da Califórnia, nos Estados Unidos, ameaça os vinhedos de algumas das melhores vinícolas da região.

Os vinhedos de Au Bon Climat, Firestone, Foley States e Bodegas Brophy Clark, entre outros, poderiam ser devastados se o fogo continuar a propagar-se pela região.

O movimento rápido do fogo até agora já queimou mais de 500 acres de terra e levou o Governador Arnold Schwarzenegger a decretar estado de emergência.

O fogo está se alastrando rapidamente por causa da temperatura recorde desta temporada e pelos fortes ventos, de até 50mph.

O incêndio já havia afetado cerca de 100 casas em Santa Bárbara quando as autoridades informaram que haviam controlado cerca de 70% do fogo, e esperavam que em poucos dias o fogo seria controlado por completo.

De acordo com as autoridades locais, o incêndio foi provocado por uma falha no equipamento usado para realizar a queima controlada da vegetação seca. Devido a esse problema, foram evacuadas da região cerca de 23 mil pessoas.

Fonte: www.vendima.cl

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Bodegas Norton Lançam Garrafa Ecológica


As novas garrafas ecologicamente corretas pesam entre 15% e 17% menos que as garrafas convencionais, ao mesmo tempo que mantem todas as outras características inalteradas.

Desse modo, logo no primeiro ano ocorrerá uma diminuição de cerca de 700 toneladas de vidro.

As novas garrafas são produzidas pela empresa Rayen Curá





Fonte: www.vendima.cl

domingo, 10 de maio de 2009

Lançamento Chileno


Montes Alpha Carménère 2007
Elaborado a partir de uvas do famoso Valle de Colchagua e provenientes dos vinhedos de Marchigüe, este vinho colheita 2007 aproveitou as condições favoráveis que apresentou o extensou outono desse ano , o qual possibilitou esperar as uvas amadurecerem de forma adequada seus taninos sem perder concentração na fruta.
Esta é a época foi propícia para a elaboração deste Carmenère, sexta variedade da tradicional linha Montes Alpha da Viña Montes.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Lançamento Chileno



Los Vascos Le Dix 2004

Le Dix 2004 é um vinho 100% Cabernet Sauvignon, cujas uvas foram colhidas entre 26 de março e 5 de abril.

Um rigoroso mapeamento do vinhedo permitiu que cada lote fosse colhido no seu melhor momento.

As uvas foram submetidas a um rigoroso processo de seleção, ainda nos cachos.

A fermentação alcoólica foi realizada em cubas de aço inox a uma temperatura constante de 30 graus e com remontagens controladas para obter a máxima extração das cascas e seguiu por um período de maceração de 20 a 25 dias.

Fonte: www.vendima.cl

domingo, 3 de maio de 2009

França Bane Rosé "Artificial"

A França vai banir o vinho rosé produzido a partir do mix de vinhos brancos e tintos, mesmo que a União Europeia sancione esta prática, revelou recentemente o ministro da agricultura francês, Michel Barnier.

No próximo dia 27 de Abril, a Comissão Europeia irá ratificar uma alteração na legislação pela qual será permitido produzir vinho rosé a partir do mix de vinhos tintos e brancos, como parte de um pacote de reformas na produção de vinho.“Estou absolutamente contra esta medida insensata de permitir a produção de vinhos artificiais”, referiu Barnier no passado Domingo numa entrevista à rádio RTL, admitindo que iria solicitar uma proibição europeia contra a mistura de vinhos.“Em todo o caso, se outros países desejam produzir tais vinhos artificiais, manteremos a nossa sanção no que diz respeito à produção de vinhos rosé a partir de misturas pelo respeito ao nosso consumidor e esforços feitos pelos produtores franceses na qualidade e tradição dos seus vinhos”, disse Barnier.

O líder mundial na produção de vinhos rosé ainda produz os rosés a partir de uma breve maceração dos vinhos tintos, removendo-os antes de ganharem uma cor forte. Muitos dos produtores gauleses estão furiosos por causa da possibilidade da prática de misturas poder vir a ser autorizada.

Do lado da Comissão europeia, Mariann Fischer-Boel, comissário para a Agricultura, já indicou que não planeia efectuar quaisquer alterações e manter o acordo encontrado para a reforma do sector do vinho.

Fonte:www.lusowine.com